🌐 A Era do WWW: Como Tudo Começou na Internet
Você lembra do barulhinho do modem discado? Daquela espera para carregar uma página no Netscape Navigator? Ou dos primeiros bate-papos no ICQ e no MSN Messenger? Tudo isso foi possível graças ao nascimento da World Wide Web, também conhecida como WWW ou simplesmente Web.
🧠 O que é a WWW?
A World Wide Web foi criada em 1989 por Tim Berners-Lee, um cientista britânico que trabalhava no CERN. A ideia era simples, mas revolucionária: criar um sistema de documentos interligados acessíveis pela internet usando hipertextos. Assim nasceu o primeiro site do mundo e, pouco depois, o primeiro navegador: o WorldWideWeb, que rodava em computadores NeXT.
🇧🇷 A Chegada da Web ao Brasil
No Brasil, a internet começou a se popularizar nos anos 90. Até então, as conexões se faziam via BBS (Bulletin Board System), sistemas de troca de mensagens e arquivos. Em 1995, com a liberação comercial da internet no país, surgiram os primeiros provedores de acesso: Mandic, UOL, iG, BOL, entre outros. A partir daí, o WWW se espalhou rapidamente.
Você lembra da internet via linha telefônica? Enquanto alguém navegava, o telefone da casa ficava ocupado. E o som do modem? Um clássico:
"Tiiiii... kshhh... pshhh... TAAAA-DAAA!"
💻 Os Primeiros Navegadores e Sites no Brasil
Antes do Google dominar tudo, existiam navegadores como Netscape Navigator e Internet Explorer. Os sites eram simples, com fundos cinza, fontes grandes e muito texto. Algumas das primeiras páginas acessadas no Brasil foram de universidades, governo e portais de notícias.
Com o tempo, surgiram comunidades online e os primeiros grandes portais de conteúdo e e-mail gratuito como:
- UOL (Universo Online)
- iG (Internet Grátis)
- BOL (Brasil Online)
📲 O Boom das Redes Sociais e Comunicadores
Com a expansão do WWW, surgiram os primeiros mensageiros instantâneos:
- 📟 ICQ – famoso pelo som "uh-oh"
- 💬 MSN Messenger – um clássico das conversas online
- 🌐 Orkut – a primeira rede social amada pelos brasileiros
Essas plataformas marcaram uma geração inteira que descobria a internet aos poucos, com comunidades, álbuns de fotos e bate-papos noturnos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário