Você se lembra do som de um disquete sendo inserido no drive? Nos tempos dourados dos anos 80 e 90, esse simples clique marcava o início de grandes aventuras digitais. Era a era dos disquetes, quando 1,44MB pareciam espaço suficiente para salvar o mundo!
📁 Um Pouco de História
Os disquetes surgiram no início dos anos 1970, mas foi nos anos 80 e 90 que dominaram os lares e escritórios. Criados pela IBM, os primeiros tinham até 8 polegadas. Com o tempo, ficaram menores — e mais populares — com as versões de 5¼ e depois 3½ polegadas, esta última a mais famosa.
💡 Sabia disso?
- O disquete de 3½" armazenava apenas 1,44MB.
- Era comum usar vários disquetes para instalar programas maiores (como o Windows 95!).
- Algumas revistas vinham com disquetes de brinde com jogos e demos!
🖥️ Quando Tudo Mudou
No início dos anos 2000, os disquetes começaram a desaparecer com a chegada dos CD-ROMs, depois os pen drives e a nuvem. Mas para quem viveu essa época, o barulhinho do drive lendo um disquete ainda ecoa na memória.
🌈 Nostalgia Digital
Hoje, o ícone de “Salvar” nos programas ainda é um disquete — mesmo que a nova geração nunca tenha usado um. É a prova de que essa pequena mídia marcou história!
"Tecnologias que Marcaram Geração" (formato simbólico de disquete)
🔗 Postagens Relacionadas
Essa é mais uma viagem no tempo do blog Nostalgia Eletrônicos. Volte sempre para reviver as memórias que marcaram gerações!
Acesse nosso Blog e fique por dentro das tecnologias de ontem e de hoje